O NotebookLM, assistente de anotações e pesquisa com inteligência artificial da Google, acaba de expandir seu recurso Audio Overviews para 76 novos idiomas, segundo anúncio feito nesta terça-feira. Lançada no ano passado, a funcionalidade permite que usuários transformem documentos — como artigos acadêmicos, relatórios jurídicos ou leituras escolares — em podcasts com apresentadores virtuais gerados por IA.
This just in… the @NotebookLM hosts have some rather exciting news they'd like to share with you all: pic.twitter.com/SSptNWtdqk
— NotebookLM (@NotebookLM) April 29, 2025
A proposta é oferecer uma maneira alternativa de assimilar e revisar conteúdos a partir de materiais enviados para o app. Com a nova atualização, usuários ao redor do mundo poderão gerar esses podcasts em seu idioma preferido, facilitando o acesso ao conhecimento em contextos educacionais, profissionais e pessoais.
Até então, os Audio Overviews eram produzidos no idioma configurado como padrão da conta do usuário. Agora, com a nova opção de “Idioma de Saída”, é possível escolher livremente em qual língua o podcast será gerado, permitindo maior flexibilidade e a criação de conteúdos multilíngues sob demanda.
A Google exemplificou o uso da novidade em contexto educacional: um professor preparando uma aula sobre a floresta amazônica pode reunir documentos em português, espanhol e inglês — e os alunos, ao subirem esses materiais no NotebookLM, poderão gerar um podcast com os principais insights no idioma de sua escolha.
Entre os novos idiomas suportados estão espanhol (em variantes europeia, latino-americana e mexicana), português (Brasil e Portugal), francês (europeu e canadense), chinês (simplificado e tradicional), além de línguas como árabe, hindi, japonês, turco, russo, hebraico, suaíli, tâmil, ucraniano, entre muitas outras.
A iniciativa fortalece o posicionamento da Google no campo da IA voltada à educação personalizada, acessibilidade linguística e criação de conteúdo inteligente, consolidando o NotebookLM como uma ferramenta versátil para estudos, ensino e comunicação global.