O Google está expandindo os limites da inteligência artificial em assistentes virtuais, lançando novas ferramentas para lidar com ligações telefônicas de forma autônoma. As funcionalidades fazem parte do Search Labs, e prometem facilitar interações telefônicas para usuários que preferem evitar chamadas.
Como Funcionam as Novas Ferramentas?
- Ask for Me 📞
- O usuário insere requisitos específicos na busca do Google, como preços de serviços automotivos ou horários disponíveis em salões de beleza.
- A IA liga para os estabelecimentos, coleta as informações e entrega um resumo via texto ou e-mail em até 30 minutos.
- Talk to a Live Representative ⏳
- A IA entra em contato com centrais de atendimento ao cliente e espera na linha até que um atendente esteja disponível.
- O usuário é então notificado para assumir a chamada, sem precisar perder tempo ouvindo música de espera.
Ambas as funcionalidades utilizam a tecnologia Google Duplex, projetada para simular interações naturais e realistas, garantindo que a IA consiga se comunicar com humanos de forma convincente.
O Impacto Para o Futuro das Chamadas
Com as novas gerações cada vez mais avessas a ligações telefônicas, essa inovação pode ter uma grande aceitação no mercado, eliminando a necessidade de interações diretas com serviços e empresas.
Além disso, à medida que empresas começam a automatizar o atendimento ao cliente, o futuro pode se tornar um cenário onde IA’s estarão ligando para outras IA’s, tornando muitas dessas interações 100% digitais.
Conclusão
As novas ferramentas de IA do Google para chamadas telefônicas representam um avanço significativo na automação de tarefas diárias, tornando o uso de assistentes virtuais ainda mais útil e eficiente.
Com a crescente adoção da IA na comunicação, estamos cada vez mais próximos de um mundo onde chamadas humanas podem se tornar uma raridade — e a era das interações entre robôs está mais próxima do que nunca. 🚀