Sony Testa Personagens de PlayStation com Inteligência Artificial

Sony está desenvolvendo uma tecnologia experimental que pode transformar a forma como os jogadores interagem com personagens de videogames. Em um vídeo interno vazado, a empresa demonstrou uma versão de Aloy, protagonista da franquia Horizon, que utiliza inteligência artificial para manter conversas naturais com os jogadores por meio de comandos de voz.

O Avanço da IA nos Jogos da PlayStation

O protótipo da Sony combina diversas tecnologias avançadas. Para a conversão de fala em texto, a empresa usa Whisper, da OpenAI. Já a capacidade de conversação e tomada de decisão é baseada nos modelos GPT-4 e Llama 3. A síntese de voz é impulsionada pelo sistema interno da Sony, Emotional Voice Synthesis (EVS), enquanto a animação facial dos personagens é gerada pela tecnologia Mockingbird, também desenvolvida pela empresa.

Embora a demonstração tenha sido feita em um PC, a Sony já realizou testes iniciais para rodar parte dessa tecnologia diretamente no PlayStation 5, com baixo impacto no desempenho do console. A empresa apresentou a primeira versão do projeto internamente há um ano e revelou um modelo mais avançado durante a Sony Technology Exchange Fair (STEF), realizada em Tóquio, em novembro passado.

Impacto e Concorrência no Mercado

Sony não é a única empresa apostando em IA para tornar personagens de jogos mais interativos. Nvidia tem demonstrado sua tecnologia Ace, que permite que NPCs respondam a comandos de voz de forma natural. A empresa colaborou com a Inworld AI para lançar Covert Protocol, um protótipo jogável dessa tecnologia.

Microsoft também está investindo no desenvolvimento de NPCs inteligentes. A empresa está trabalhando com a Inworld AI para trazer personagens interativos ao Xbox e criou o modelo Muse AI, projetado para gerar ambientes de jogos automaticamente, acelerando o processo de desenvolvimento.

Debates Sobre IA na Indústria de Jogos

O uso crescente da inteligência artificial na indústria de games tem gerado preocupação entre desenvolvedores e estúdios. Muitos temem que a tecnologia possa substituir criadores humanos, especialmente em um momento de alta no número de demissões no setor.

Uma pesquisa realizada pela Game Developers Conference (GDC) 2024 revelou que 49% dos 3.000 profissionais entrevistados já utilizam ferramentas de IA no trabalho, enquanto 31% afirmaram que fazem uso pessoal dessas tecnologias.

Com a GDC 2025 se aproximando, as discussões sobre o impacto da IA na indústria devem ganhar ainda mais força. O vazamento do vídeo da Sony apenas aumenta o interesse sobre os rumos que a tecnologia pode tomar dentro dos jogos da PlayStation e além.

A Sony ainda não comentou oficialmente sobre o vazamento, nem confirmou se foi a responsável por remover o vídeo da internet.

Compartilhe este artigo:

Sobre nós

Somos uma comunidade apaixonada por tecnologia e IA.

Siga nossas redes sociais

© 2025 Colonia da IA

plugins premium WordPress